Clique e confira!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Solidão e Infelicidade

Hoje recebi um email que falava de solidão feminina. Achei o texto muito bom e ia bem de encontro do que eu penso, mas achei que faltou algo muito importante a dizer que é que,  existe uma grande diferença entre solidão e estar sozinho, pelo menos pra mim. Eu posso explicar... 

A palavra solidão no dicionário (DIC Michaelis) significa:
so.li.dão
s. f. 1. Condição, estado de quem está só; isolamento. 2. Lugar ermo, retiro. 3. Insulamento.

A palavra sozinho no dicionário (DIC Michaelis) significa:
so.zi.nho
adj. 1. Absolutamente só. 2. Abandonado, desamparado. 3. Que é só; único.

Ou seja, no dicionário essas duas palavras tem o mesmo sentido, mas não é bem assim... pelo menos pra mim a solidão, é algo que podemos sentir independente de estarmos acompanhados ou não. Já, estar sozinha, depende de se ter ou não companhia, porém, isso pode ser muito bom, até porque estar sozinha não é sinonimo de ser solitária.

Penso que se sentir solitária pode ser horrível, mas estar sozinha é delicioso, claro que nem sempre, mas de um modo geral, quando se quer pensar, descansar, falar com Deus, planejar algo, ler um bom livro, estudar, estar consigo mesmo, se arrumar para sair, pensar em alguém que se ama, tomar um delicioso e tranquilo banho de banheira, meditar, rezar, chorar, comer chocolate escondido,  enfim, em muitas situações o melhor é estar sozinha. Ou seja, esse negócio que se a pessoa vive sozinha é solitária e se é solitária é infeliz... é uma grande bobagem. Ser uma pessoa solitária, talvez, torne essa pessoa infeliz, mas se esta pessoa apenas vive sozinha não precisa ser necessariamente solitária e infeliz.

Na verdade, eu nem acho que "ser solitária" é necessariamente "ser infeliz", acho que ser infeliz é ter ausência de felicidade dentro de si, independente de ser ou não qualquer outra coisa.

Ora, uma mulher/homem que tem vários filhos, marido/esposa, pai, mãe, sogro sogra, irmãos, amigos, etc., nos dá a impressão de ser tudo menos uma pessoa solitária, não é? Mas conheço muitas pessoas nesta condição que são extremamente solitárias apesar da muvuca em que vivem, pois todos a sua volta estão muito ocupados com suas próprias vidas, ou com a de outros deixando muitas vezes alguém querido de fora, mesmo essa pessoa estando no mesmo local, mas que na verdade é essa pessoa que se isola em sua própria solidão não suportando sua própria companhia.

Outro caso é viver sozinho, mas tendo muito que fazer, curtir ficar em casa lendo um bom livro, assistindo TV, descansando, na Internet, etc.,  que tenha amigos e familiares que não moram juntos, mas que se ocupem um dos outros.

Existem também aqueles que não conseguem viver sozinhos, ficar 5 minutos em casa sem ninguém do lado os deixam desesperados, deprimidos e faz com que eles saiam correndo para casa dos outros, porque não se sentem bem consigo mesmo e então precisam de outras pessoas a sua volta. Por isso, essa pessoa está sempre no meio de amigos, parentes, bares, baladas, pois o silêncio de seus pensamentos podem lhe fazer muito mal. Para ficarem bem querem sempre estar rodeados de pessoas, mas na verdade é para não poder ter tempo de pensar em si, do que fez e está fazendo de sua vida e assim deixa que a vida tome seu rumo, sem que se tenha que interferir nela. Aceitando tudo, porém sem conseguir estar feliz, pode até parecer uma pessoa alegre, mas no seu interior é triste.

Na verdade, tudo é uma questão de quanto se está resolvido, de quanto se sabe o que quer, do quanto se tem coragem pra buscar o que deseja e de algo que existe dentro de todos chamado Felicidade. 

Fazer o que se gosta, não quer dizer ser egoísta, fazer o possível para que sua vida seja do jeito que você quer, buscando o que te trás felicidade não quer dizer que se é uma pessoa calculista, não se apaixonar perdidamente ao ponto de querer dividir seu espaço com outra pessoa não é sinonimo de infelicidade, até porque não querer viver com outra pessoa não significa necessariamente que não ama alguém, talvez prefira apenas viver sozinho, assim como querer viver com outra pessoa também não quer dizer que se é mais ou menos feliz. Pra mim, ser feliz é saber viver bem consigo mesmo, independente dos outros, pois a felicidade habita o intimo de cada um, e nada externo pode mudar isso, nem para o bem e nem para mal. Claro, coisas boas que nos acontecem podem nos dar muita alegria, muitas coisas boas sempre nos acontecendo nos deixa mais tempo alegres, mas felicidade independe disso.

Outro dia, abri o Twitter e vi que minha sobrinha, Juliana, tinha escrito algo do tipo: "To tão feliz hoje e nem sei porque, mas é algo que estou sentindo, que vem de dentro e me faz bem."  Não estou certa das palavras que a Ju usou, mas foi o que ela quis dizer, e eu achei muito legal, porque eu acredito que a felicidade é isso mesmo, um estado de espírito que não precisa de motivo. Porém eu acredito também que quanto mais se é pessimista e derrotista menos feliz se é. Logo, ninguém ou nada pode nos fazer mais ou menos solitários, mais ou menos felizes, tudo é uma questão de como se olha a vida, de como se quer viver e o quanto a sua própria companhia lhe faz bem.

Uma vez o pai de uma amiga, me perguntou se eu era sempre feliz, e, eu respondi que não, mas que também não conseguia ficar triste por muito tempo, mesmo quando passava por acontecimentos ruins, tipo morte, doenças, etc., não consigo sofrer muito por isso, quer dizer às vezes posso sim ter um sofrimento gigante, porém dura pouco. Não sei por que, mas talvez não devêssemos levar tudo tão a sério. Aí sofreríamos apenas o tempo necessário que aquela tristeza valha, ou seja, o quanto o problema exige e depois voltaríamos a ser felizes novamente.

Muitas vezes conhecemos pessoas com deficiências físicas muito mais alegres e felizes que muitas pessoas saudáveis, que vivem morrendo de pena de si mesmas.

Por isso, independente dos seus problemas, clima, país/bairro/rua onde vive, estado civil, situação financeira, número de pessoas na mesma casa, salário/renda, quantidade de bens, saúde, o importante é que você olhe pra frente e seja feliz.!

E por fim....

Escrito por Regina Brett, 90 anos de idade, assina uma coluna no The Plain Dealer, Cleveland, Ohio.


{..."Para celebrar o meu envelhecimento, certo dia eu escrevi as 45 lições que a vida me ensinou. É a coluna mais solicitada que eu já escrevi."...

...Meu hodômetro passou dos 90 em agosto, portanto aqui vai a coluna mais uma vez: ...

1. A vida não é justa, mas ainda é boa.
2. Quando estiver em dúvida, dê somente o próximo passo, pequeno .
3. A vida é muito curta para desperdiçá-la odiando alguém.
4. Seu trabalho não cuidará de você quando você ficar doente. Seus amigos e familiares cuidarão. Permaneça em contato.
5. Pague mensalmente seus cartões de crédito.
6. Você não tem que ganhar todas as vezes. Concorde em discordar.
7. Chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho.
8. É bom ficar bravo com Deus Ele pode suportar isso.
9. Economize para a aposentadoria começando com seu primeiro salário.
10. Quanto a chocolate, é inútil resistir.
11. Faça as pazes com seu passado, assim ele não atrapalha o presente.
12. É bom deixar suas crianças verem que você chora.
13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem ideia do que é a jornada deles.
14. Se um relacionamento tiver que ser um segredo, você não deveria entrar nele.
15. Tudo pode mudar num piscar de olhos Mas não se preocupe; Deus nunca pisca.
16. Respire fundo. Isso acalma a mente.
17. Livre-se de qualquer coisa que não seja útil, bonito ou alegre.
18. Qualquer coisa que não o matar o tornará realmente mais forte.
19. Nunca é muito tarde para ter uma infância feliz. Mas a segunda vez é por sua conta e ninguém mais.
20. Quando se trata do que você ama na vida, não aceite um não como resposta.
21. Acenda as velas, use os lençóis bonitos, use roupa chic. Não guarde isto para uma ocasião especial. Hoje é especial.
22. Prepare-se mais do que o necessário, depois siga com o fluxo.
23. Seja excêntrico agora. Não espere pela velhice para vestir roxo.
24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.
25. Ninguém mais é responsável pela sua felicidade, somente você..
26. Enquadre todos os assim chamados "desastres" com estas palavras 'Em cinco anos, isto importará?
27. Sempre escolha a vida.
28. Perdoe tudo de todo mundo.
29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.
30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo ao tempo..
31. Não importa quão boa ou ruim é uma situação, ela mudará.
32. Não se leve muito a sério. Ninguém faz isso.
33. Acredite em milagres.
34. Deus ama você porque ele é Deus, não por causa de qualquer coisa que você fez ou não fez.
35. Não faça auditoria na vida. Destaque-se e aproveite-a ao máximo agora.
36. Envelhecer ganha da alternativa -- morrer jovem.
37. Suas crianças têm apenas uma infância.
38. Tudo que verdadeiramente importa no final é que você amou.
39. Saia de casa todos os dias. Os milagres estão esperando em todos os lugares.
40. Se todos nós colocássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos todos os outros como eles são, nós pegaríamos nossos mesmos problemas de volta.
41. A inveja é uma perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.
42. O melhor ainda está por vir.
43. Não importa como você se sente, levante-se, vista-se bem e apareça.
44. Produza!
45. A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente.}

2 comentários:

  1. amei!
    indico a lerem antes dormir, como estou eu fazendo hoje!
    concordo em tudo sobre o que disse e acho mesmo que a solidão é uma questão interior e não exterior.

    Ser feliz é ser livre e como está em Gal 5,1 Deus nos criou para que sejamos livres!
    Livres e não libertinos, pois tudo me é permitido mas nem tudo me convém!

    Seu texto está ótimo e essas 45 liçoes são de tirar o fôlego!

    Amei!

    bjão

    Ju

    ResponderExcluir
  2. adorei tb essas lições....muito úteis refltir...e adorei a foto...ficou linda...combinou bem com o tema....além do lugar bonito e da modelo..hummmm....
    =)

    bjss

    ResponderExcluir