Clique e confira!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Meus passarinhos sumiram da gaiola, sem deixar nenhum rastro como isso pode acontecer????

Vocês lembram do meu casal de pássaros da raça Diamante de Gould??? O João e a Maria? São esses dois lindinhos ao lado cuidando dos seus ovos.

Aqui neste blog tem mais outros 2 posts com um filme deles. Para ver clique aqui.

Pois é, domingo passado (11/07/10), fui almoçar na casa de uns amigos. Antes de sair, por volta do 12h40, eu fui até a varanda do meu apartamento para por a gaiola para dentro, mas ao vê-los tão felizinhos no sol, tomando banhinho e brincando pensei... "Não devo chegar muito tarde, pois vou somente a um almoço, acho que posso deixá-los aqui e quando voltar eu os levo para a lavanderia para dormir."

Sai para o almoço. Acabei assistindo ao ultimo jogo da Copa, Holanda e Espanha, tendo a Espanha como vencedora. Até aí tudo bem.

Por volta das 18h45 chego em casa, estava ao telefone com minha amiga, Marisa, e a primeira coisa que fiz ao chegar em casa foi ir até a varanda pra colocar os passarinhos para dentro. Quando olho a gaiola parecia que os dois não estavam lá dentro, mas como estava escuro achei que eles pudessem estar dentro da casinha de ramister que coloquei na gaiola para eles usarem como ninho.

Já na lavanderia acendi a luz, tirei o arame da porta da gaiola que costumo usar, porque acho aquela portinha super leve, olho dentro da casinha e nada. O gaiola intacta, o alpiste, a água, e a outra ração de farelo de ovos, todas nos seus respectivos recipientes sem nenhum rastro de briga ou bagunça, mas os passarinhos não estavam na gaiola.

Sai correndo para a varanda e lá também tudo normal, sem sujeiras ou penas.... o que teria acontecido?

Pensei que talvez o meu vizinho tivesse um gato que pulasse pela varanda dele para a minha, pois seria a única possibilidade de um gato chegar lá, pois moro no 9o. andar e das outras varandas seria impossível, mas também ele não tem nenhum gato ou qualquer outro animal.

A única possibilidade é se alguma ave de rapina tivesse ido até lá para matá-los e levado os dois, mas se isso aconteceu, será que não iriam deixar nenhuma bagunça ou sujeira na gaiola e no chão da varanda??? Não sei como agem essas aves, mas os meus passarinhos eu sei, provavelmente iriam se assustar e ficariam voando dentro da gaiola, mas não tinha o menor vestígio de nada, nenhuma pena caída em lugar nenhum.

Como uma ave teria capturado o João e a Maria sem deixar nenhum rastro? Será que alguém saberia me dizer como isso é possível?

Caso algum estudioso sobre aves de rapina que conheça o comportamento delas em casos de ataques e caças em gaiolas, por favor me diga se o fato de não ter nenhuma evidência de briga, nenhuma sujeira ou pena é comum.

Existe ainda a hipótese de abdução, mas isso pra mim, é ainda menos provável do que o ataque de um pequeno Gavião... será que alguém saberia me dizer o que pode ter acontecido????

Estou muito triste por causa disso... além de imaginar que os meus pobres João e Maria foram assassinados, não faço idéia de como isso pode ter acontecido.

Na verdade, estou até assustada, pois se não foi nenhum bicho que os matou como teriam sumido?

Na noite de domingo eu fiquei com tanto medo que tive que jogar água benta por todo apartamento e rezar um terço para conseguir dormir.

Nossa, tem coisas que só acontecem comigo...


Graça Marinho

39 comentários:

  1. :-o Muito estranho...mas,para mim, prefiro acreditar que foi alguma alma boa que soltou os passarinhos para que eles fossem de encontro com alguém que realmente precisa de uma companhia...como aconteceu com um amigo nosso, Farinelli (muito querido)...um passarinho entrou pela janela de seu apartamento, e resolveu cuidar dele....nunca mais saiu de lá....e qualquer pessoa que se aproxima do Farinelli, leva uma bicada....o passarinho tem muito ciúme dele...

    ResponderExcluir
  2. Nossa Helena, se foi isso, me fará muito bem... realmente aquele passarinho que tá com o Fari adora ele, rs é algo muito especial realmente.

    ResponderExcluir
  3. Bem, como não acredito em nada desses besteiróis ocultos, pois acredito que almas têm mais o que fazer do que soltar passarinhos de gaiolas, mesmo porque se elas fizessem isso soltariam os milhões de animais mal tratados em cativeiros, mandando-os aos moradores de rua ou asilos onde há tb milhões de solitários; acredito que pode ter sido algum vizinho que pegou a gaiola, retirou os pássaros e colocou-a no lugar sem deixar vestígios. Sei que da sua varanda isso é possível, pois elas ficam muito pertas uma da outra. Esta é uma possibilidade...outra é vc ter deixado a porta da gaiola aberta sem se dar conta disso...Isso pode ocorrer depois dos 40 anos...nossa memória nos prega peças as quais podemos jurar não ter acontecido..portanto, pense em possibilidades reais antes de viajar em contos de fadas improváveis como o descrito acima.
    IMPORTANTE: Seja lá o que for, desencana. Não fique tão preocupada e procure pensar em possibilidades realmente possíveis, deixando as de cunho metafísico de lado, isso só leva a desconforto e medo desnecessário.
    Beijos,
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Então Vania, acho que tudo é possível, menos um vizinho ter pulado aqui e feito isso. Primeiro porque somente de uma varanda isso seria possível, a do vizinho do lado e claro mesmo assim ele estaria correndo um grande risco de cair, vc não deve lembrar pq veio muito pouco aqui, mas das outras varandas é impossivel um gato, quanto mais uma pessoa ter entrado aqui. E esse único vizinho possível jamais faria isso, ele é uma pessoa muito destinta e inclusive ficou muito chocado com isso. O legal é que ele tem um irmão que é padre, que deve vir em breve visitá-lo e ele me sujeriu trazer o irmão padre aqui para benzer o meu apto. e o dele.
    Mas na verdade eu tbm não acho nada, acredito mais na possibilidade de um gavião ou coruja, sei lá qq ave de rapina ter feito isso, a única coisa é que a porta da gaiola estava fechada com um arame, então, essa ave teria que arrancar os dois pelas grades. O que me deixou pasma foi que não tinha nada que mostrasse essa violência na gaiola, pois quando peguei a gaiola o arame estava do mesmo jeito que eu tinha deixado antes. Mas enfim, o que eu posso fazer é prestar mais atenção nas aves da região e se caso eu resolver comprar outros passarinhos tenho que cuidar em não diexá-los mais sozinhos na varanda.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. E aí Grace já descobriu o que aconteceu com os seus passarinhos?
    beijo,
    Luciano

    ResponderExcluir
  6. Nossa Graça que coisa estranha. Tem razão para ter medo, achei bem macabro isso. rs
    bjs
    Marta

    ResponderExcluir
  7. MISTÉÉÉÉRIOOOO UHAAAAAA

    ResponderExcluir
  8. Graca, voce viu o filme "querida, encolhi as criancas" ? Preciso falar mais ? olhe bem para as janelas dos predios em frente.... tem um vizinho te olhando de binóculo..... quando voce saiu, ele apontou o canhao positronico e tchum.... os bichinhos encolheram e puderam escapar pelas grades.... Ah, aquelas moscas que vc esmagou no dia seguinte..... lamento.....

    ResponderExcluir
  9. rssss Fred sabe que eu não tinha pensado nisso... puts eu não esmaguei eu acabei com a lata de inseticida nelas... affff

    ResponderExcluir
  10. Bom dia... Olha gostaria de saber se encontrou o culpado pelo desaparecimento dos seus passarinhos... Ontem aconteceu com o meu colarinho, mas o engraçado eh q o meu canário ficou ileso, apenas bem assustado.... Hoje encontrei vestígios de penas espalhadas em canto da minha varanda próximo a um caso de flores... Mas ai fica a pergunta se foi algum predador deveria ter destruído a gaiola, porém aonde a coloquei qndo sai ontem era alto e qualquer coisa q batesse nela oi colocasse forca ela estaria no chão e tudo bagunçado porém nada disso aconteceu, a gaiola intacta deixou um mistério

    ResponderExcluir
  11. Caro(o) anônimo(a), não tenho certeza de nada, porém acredito que só pode ter sido algum gaviãoinho que vive em SP. Pois já vi vários por aqui, e bom, é o único que conseguiria subir até minha varanda e fazer isso. Apesar da falta de vestívios não imagino outra coisa...abraços,
    Graça

    ResponderExcluir
  12. Ola Graça. Ha dois dias aconteceu exactamente a mesma coisa comigo. Tinha 4 piriquitos e desapareceram todos sem deixarem rasto. Também nao consigo perceber como..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, sinto muito por seus pássaros, mas infelizmente, pelo que tenho lido sobre o assunto, São Paulo está cheio de gaviões, não muito grandes, que se alimentam de pardais e claro, dos pássaros em gaiolas, que são presas muito mais fáceis de pegar. A falta de vestígios realmente nos assusta, mas eles são ágeis e rápidos. Com as próprias garras, pegam as aves, esmagam e tiram da gaiola sem sequer entortar as grades ou deixar muitas penas caídas e sague, já ouvi casos em que tem algumas penas e até algum vestígio de sangue, mas pasme, isso não é o comum, normalmente eles conseguem executar o crime perfeito, sem deixar nenhum sinal. Já perdi a vontade de ter pássaros em gaiolas, mas se vc ainda tiver, tem que prestar atenção pois esses gaviões aprendem onde pode voltar pra pegar comida fácil. bjs

      Excluir
  13. rsrs olá deicha primeiramente eu me apresentar sou Rodrigo
    tenho um casal de azulao e aconteceu exatamente a mesma coisa hoje
    estou pasmo ainda n caiu a fixa .. 1 azulao saiu sem deichar rastros bagunça na gaiola penas nem ao menos a agua tava bagunçada ele simplismente sumiu e outro azulao ta com a perna machucada provavelmente foi uma ave que o esmagou e levou ele estou tao chatiado =\ aponto de procurar respostas ate fiquei assustado pensei em algo sobrenatural mal olhado porque minhas aves cantavam demais . mas agora com essa hipotese de sp cheio de gavioes tira minha conclusao .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, sei bem o que tá sentindo e pensando, na noite que isso aconteceu fiquei até com medo de dormir, achei mto. macabro, até pensei em chamar um padre pra vir dar uma benção aqui.
      Mas certeza, só pode ter sido um gavião. Li bastante a esse respeito e isso é mais comum do que a gente imagina. Sinto muito por seus passarinhos.
      Faça como eu, agora não tenho mais aves em gaiola, prefiro elas soltas, assim podem fugir dos predadores. rssss
      bjs

      Excluir
  14. Aconteceu isso tb, infelizmente. O meu canário desapareceu e só tenho certeza que foi atacado, pq tinham poucas penas na parede da gaiola c um pouco de sangue. O mais triste é que meu canário tinha 10 anos e era muito saudável. Agora, n sei o que fazer com a fêmea, estou c medo de colocar na varanda... Só queria saber o que fazer p afastar esses gaviões horrorosos. Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana, sinto muito por isso. Mas realmente isso tem acontecido bastante e bem, não tem muito o que fazer, apenas tem que ficar de olho e não deixá-la na gaiola sozinha por muito tempo fora de casa, onde isso possa acontecer de novo. Ou então vc pode colocar uma tela ou uma rede na varanda, igual aquelas para proteger as crianças de cairem da varanda, não vejo outra solução. Boa sorte com sua canarinha. bjs

      Excluir
  15. Muito obrigada Grace!! Acho que vou seguir seus conselhos da tela. Beijo, Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Fabiana, acho que isso deve resolver. Depois me fala se ficou bom.
      Beijos e boa sorte. ;)

      Excluir
  16. tive esta semana a mesma situação nas gaiolas na minha varanda de um 1º andar. Primeiro apareceu um canario morto, só ficou a cabeça. No dia seguinte, foi a canária, mas só comeu metade, prestei mais atenção e consegui vêr a ave assassina é um falcão peregrino de pequeno porte, talves o dobro do tamanho de uma caturra.não entra na gaiolamas com as garras ele apanha a presa e puxa para depois a matar com o bico e comer, pois foi o que aconteceu a mais um casal de mandarins.agora tenho que reforçar as gaiolas com uma rede mais fina, assim o falcão já não mete as garras. agora todos os dias o vejo a rondar as varandas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ter aves em gaiolas é complicado, pois São Paulo está cheio de aves de rapina, de grande, médio e pequeno porte, que precisam comer e dar de comer aos filhotes. Por isso, não compro mais aves, porque isso é muito comum e temos que ficar de olho pois é nossa obrigãção cuidar dos animais que temos, e isso as vezes se torna impossível, no caso das aves.
      O que tenho feito é colocar comida e água para os pássaros na varanda, e sempre tem uns por lá, me visitando. Tenho gostado mais disso.

      Excluir
  17. Estou arrasada. Aconteceu o mesmo comigo hoje. Uma andorinha caiu em minha lareira em novembro. Estava tratando dela com todo carinho, ela estava quase madura, a ponto de eu poder readaptá-la na natureza e deixá-la juntar-se a algum bando. Saí hoje para almoçar e deixei a andorinha na gaiola suspensa na árvore do meu quintal. Quando voltei do almoço, não estava mais dentro da gaiola, nenhuma pena, nem sangue. Procurei o quintal inteiro. Perguntei aos vizinhos se tinham visto. Chorei, berrei... e agora com calma, pesquisando na internet, vejo que o bichinho pode ter sido capturado e devorado. Repito: estou arrasada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daline, sei exatamente o que está sentindo. Infelizmente, até que isso aconteça a gente nem imagina que podemos estar sercados de gaviões famintos em plena cidade, mas estamos. Sinto muito por sua andorinha... mas talvez ela não fosse sobreviver depois de solta, pois é preciso ser feito um trabalho para que esses animais volte a viver por conta deles mesmo. Enfim, não fique tão triste, isso faz parte da natureza, os gaviões caçam para se alimentarem e sobreviver também, visto que nós homens estamos acabando com o habitat e alimento deles. bj

      Excluir
  18. Olá! Com certeza foi gavião, pois aconteceu de eu escutar um barulho na minha varanda, quando corri o canário estava sem cabeça, e moro no terceiro andar, e ao olhar para o telhado, lá estava um gavião. Ao me ver , saiu voando, mas com certeza ira buscar o resto do corpo. Agaiola de madeira estava intacta, impressionante. Comentei com meu porteiro, que disse que já aconteceu com vários vizinhos, que tem sempre gavião rondando. Nos deixou muito triste, este canário tinha mais de cinco anos conosco. Abraços, Elaine.(elainefdasilva@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  19. Sim, depois de muita pesquisa, sei que foi um gavião... Fazer o que? Fazemos parte da vida selvagem... rsss. Mas sério, sinto muito por seu canário, sei o qto dói.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  20. Me chamo Rodrigo e sou de Belo Horizonte,
    esse fato ocorreu duas vezes seguidas em minha casa, o primeiro caso foi com um casal de periquitos australianos, os dois sumiram sem deixar rastro, eles estavam em um gaiola reforçada de tamanho grande, e desapareceram, não tinha penas no fundo da gaiola e nem vestígio de sangue.

    Essa semana o fato ocorreu com um canário belga cantador, tudo da mesma forma, o canário desapareceu de forma misteriosa,
    Se foi ataque de algum animal, qual será ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, pelo que pesquisei, são gaviões que fazem isso, ou então algum outro tipo de ave de rapina. Esses gaviões, são muito rápidos e craques em tirar pequenos pássaros das gaiolas. O melhor mesmo é deixarmos os pássaros soltos na natureza, só assim eles tem alguma chance de fugirem e se defenderem.

      Excluir
  21. Me chamo Rennan sou de SBC/SP nossa isso é mais comum do que eu imaginei,, hahaha
    costuma deixar minhas 2 calopsitas na varanda de casa, elas voavam baixo e estavam com as penas crescendo. só que na nossa varada meu pai havia colocado uma lona onde cobria toda a varanda e era impossivel alguma ave ter pego uma delas.
    Eu havia tirado o olho delas por 5 min, e quando voltei uma delas havia sumido e a outra estava cambaleando, imaginei que elas teriam tentado pular a varanda, pois existe um vão pequeno. mas enfim, nesse dia procurei na rua em todo lugar e nada, nenhum vestigio, nenhum sangue, nenhuma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rennan . .. esses gaviões são terríveis. Provavelmente entrou pelo pequeno vão. Sinto muito... 😕

      Excluir
  22. Boa noite, aconteceu comigo hoje, mas o pássaro amanheceu morto, e não foi em apartamento, acredito que aves de rapina não atacam durante a noite, então a conclusão que foi um rato, o pássaro amanheceu só pela metade "(, e uma das minhas curicas com a asa ferida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, à noite pode ter sido uma coruja, que tbm é uma ave de rapina, mas também pode ter sido um gato, porque acredito que um rato não conseguiria entrar na gaiola e ele não tem patas ou garras compridas para fazer isso.... já um gato é bem provável, visto que vc mora em casa. Não deixe seus pássaros do lado de fora da casa à noite ou sozinhos. Por isso digo, o ideal é não termos mais aves em gaiolas, pois presas, elas não conseguem escapar de seus predadores... ;)

      Excluir
  23. "Seus passaros" eram tao felizes com vc que na primeira oportunidade foram emboa,(nao nao houve briga de predadores, pois senao teria penas para todo lado), mas qual e o ser vivo que pode ser feliz num regime fechado de sentença eterna? Vc seria feliz assim?
    Pense nisso...e nao aprisione quem nasceu para ser livre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vc Roberto Costa, mas naquela época eu não tinha esse esclarecimento, hoje eu não prendo mais pássaros em gaiolas, prefiro deixar comidas pelo jardim ou varandas para que eles venham quando queiram e possam ir embora também quando quiserem. Mas quando fiz esse post, eu pensava diferente, mas agora eu vejo diferente, graças à Deus eu evolui e não prendo mais animais inocentes que nada fizeram, pra perder o dom de voar e serem livres. ;)

      Excluir
    2. Sinto muito por seus passaros terem virado refeiçao de gavião. Nao tenha nenhuma duvida de que foi uma ave de rapina. Esses predadores realmente podem capturar passaros em gaiolas sem deixar nenhum vestigio. Isso é muito comum. Quanto a criacao em cativero, é um pena que voce tenha perdido o desejo por essa pratica. Ha inumeras especies que so existem até hoje e so irão sempre existir unicamente graças as criacoes comerciais e amadoristas. Esse é o unico jeito sustentável de manter nesse planeta algumas especies desses belos alados, algumas até ameaçadas de extinçao. O habitat natural de muitas especies ja foram tomados e isso nao tem volta. A tendencia é a situacao tornar-se mais critica para os passaros. Então, crie com carinho; crie para preservar. Eu ainda nao tenho nenhum alado, mas um dia terei alguns!

      Excluir
    3. Oi Fernando, sei que muitas espécies estão em extinção, mas normalmente as pessoas escolhem os pássaros pela beleza e canto e não para protegê-los. De mais a mais, esses em extinção, devem ser levados para parques especializados para a procriação deles.

      Hoje eu tenho consciência disso e prefiro eles soltos, pois eu preferia morrer a ficar presa, principalmente se eu pudesse voar e sem motivo nenhum, você já imaginou isso?

      Meu marido e eu, temos um canto no interior e lá protegemos e alimentamos os animais silvestres, para que eles possam viver livres e em paz, o melhor é plantar arvores frutíferas para que eles tenho alimentos e gostem de cantar a sua volta. Assim você os mantem por perto sem precisar engaiolá-los e ainda pode conviver com eles.

      Excluir
  24. Pois é, sempre deixava o Fritz e a Frida lá fora pendurados, duas periquitas que eram a alegria de do meu pequena Arthur de 1 ano e meio, ontem tivemos a maior tristeza ao chegar em casa e encontrar o Fritz morto dentro da gaiola com a cabeça toda arrebentada e a Frida em pânico, tinha algumas penas esparramado e um pouco de sangue na grade onde provavelmente algo forçou para retirá-lo de dentro da gaiola, pensei em todas as possibilidades, gato, cobra o que pareceria impossível. E ao falar com meu vizinho que estava em casa, ele me falou que na mesma tarde um gavião faminto tentou pegar um garnizé no quintal da casa dele, foi o que fez eu acreditar que aconteceu com meu Fritz, que tristeza, mas fazer o que....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, mas depois que isso aconteceu comigo, percebi que é muito cruel deixar aves presas em gaiolas, pois além delas serem privadas da liberdade, ainda são presas fáceis, sem conseguirem se defender ou fugir de seus predadores, então descobri que se eu colocar comidinhas para os pássaros nas varandas, janelas, arvores, etc, fico rodeada de aves. E as aves se acostumam tanto com a gente, que algumas nem voam quando eu troco a água ou coloco mais comida, qq hora algum desses pássaros é capaz de subir na minha mão, rsss, cantam por aqui o dia inteiro, e conseguem escapar dos predadores. E tem muito mais do que um simples casal. Sou muito mais feliz com eles soltos, livres e vivos!

      Excluir
  25. Também aconteceu comigo está noite quatro de meus canários belga desapareceram sem deixar vestígios , as gaiolas continuam no mesmo local penduradas na minha área de serviço, estou muito triste e assustada, nunca vi isto , tenho calopsitas tambem e estou com medo de que também desapareçam , o que é isto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Mary, é assim que costumam ser os ataques de gaviões. Eles são rápidos, não deixam rastros e voltam pra pegar outras aves se tiver. Por isso tome cuidado. Feche sua área de serviço ou não deixe mais suas calopsitas por lá, pois agora esse gavião já sabe disso e elas não estão mais seguras. Qualquer dúvida volte a falar comigo. Um beijo

      Excluir