Clique e confira!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

E se sua vida passar e você não fizer nada para se realizar?

Hoje eu fiquei chocada. Conversando com um colega do trabalho, ouvi o maior dos absurdos que eu nunca imaginei ouvir em pleno século 21...

Esse meu colega me contou uma coisa que fiquei pasma, imagine que ele disse que ele nunca escolhe a roupa que vai vestir, é a sua esposa quem escolhe e ele veste, seja o que for.

Ai perguntei: - Mas e você não tem vontade de um dia colocar algo especial, ou uma camisa de uma determinada cor?

E ele disse: - Eu não, visto o que a minha mulher escolher pra eu vestir. E quer saber, a minha irmã e o marido ainda são piores, pois ela além de escolher a roupa dele ainda o ajuda a se trocar.

Meu Deus, como pode ser???

Ainda, essas mulheres não trabalham, vivem para o lar, enquanto os maridos, (provedores) trabalham fora, elas trabalham em casa, solitárias e sem ter com quem falar. Quase não saem, não tem amigas e vivem apenas para seus maridos e filhos.

Essa esposa desse meu amigo, vive doente, os médicos nunca descobrem porque ela tem tantas dores e problemas, principalmente uma dor de cabeça que ela tem o tempo todo, a dor nunca passa, apenas diminui ou aumenta, mas nenhum médico até hoje conseguiu descobrir porque.

Pra mim é psicológico, pois uma pessoa que fica em casa o dia todo, quase sem falar com ninguém, sem se realizar profissionalmente deve sentir falta de muitas coisas.

Fora que ele não é de falar quase nada, e ela, quando liga aqui onde trabalhamos, fica horas falando seja lá com quem atender ao telefone... ou seja, ela deve sentir uma enorme solidão e não tem com quem falar, por isso sempre que consegue alguém que a escute ela precisa ficar conversando por muito tempo.

Mas acredito que eles não fizeram isso de propósito, porém a vida deles foi levando os dois para esse lado... mas aí eu me pergunto: - Como as pessoas não percebem suas necessidades e deixam suas vidas passarem sem fazer nada para que se realizem???? Porque eles não são realizados, pelo menos, é o que aparentam.

Algumas vezes ele me diz que se arrepende de ter feito com que sua mulher não trabalhasse, como se a culpa fosse toda dele, claro que ela deixou, se não as coisas seriam diferentes, mas eu penso que ainda há tempo, basta apenas ter vontade de mudar, mas eu tenho a impressão que eles somente falam, ela diz que quer trabalhar, mas não faz nada pra isso, e ele idem, diz que gostaria que ela se realizasse e que não tivesse passado toda a sua vida dentro de casa, mas também fica só na palavra.

É, isso é o tipo de coisa que eu não consigo entender e talvez nunca conseguirei.

Mas esse é apenas um caso típico, onde o marido prefere que a esposa fique em casa cuidando dos filhos e ela também acha que isso é o melhor e depois de alguns anos, um deles ou ambos, percebem que deixaram a vida passar sem fazer nada para a realização, nesse caso da mulher, mas que pode também entristecer um marido que ame sua esposa ao perceber que ela está frustrada e que faltou algo para que ela pudesse se realizar por completo.

Mas quantos outros casos nós vemos de pessoas que nunca vão atrás dos seus sonhos e não tem coragem de fazer o que realmente querem. Muitas vezes por causa da família, outras vezes por medo do que os outros vão pensar, ou ainda por vergonha.

Tenho amigos e amigas que não ficam com uma pessoa que amam porque não pertence ao mesmo nível social, ou por medo do que os amigos ou familiares irão falar dele(a), em alguns casos por orgulho e ainda tem aqueles que tem medo de demonstrar o que sentem, existem também os que não abrem mão de seu trabalho, que odeiam, para ir em busca do que realmente gostariam de fazer por medo de não conseguir ou por outros tantos medos.

É claro, que todos nós, as vezes deixamos escapar algo de nossas vidas que era importante e que provavelmente nos fariam felizes, mas são coisas que conseguimos substituir por outras que nos realizam igualmente ou até mais. Mas não é disso que eu falo, falo daqueles que deixam suas vidas passarem e não fazem nada para serem felizes, não vão atrás do que realmente querem, daquelas coisas que as pessoas deixam de lado e as fazem sofrer. É, porque se não sofressem por isso tudo bem, o problema é que eles sempre sofrem muito, ficam frustrados e criam defesas para demonstrar aos outros que não tem problemas, mas secretamente gostariam de ter coragem para fazer o que realmente querem sem se importar com o resto do mundo.

As dificuldades são necessárias para darmos valor as nossas conquistas, se tudo fosse fácil, qual seria a graça? Mas não podemos ter medo de bater ou apanhar, dar de cara com um não... afinal o não já temos ao não tentar, se tentar talvez tenhamos um sim.

Pra mim é tudo uma questão de coragem, pois é o medo que nos tira a força de lutar por algo tão importante. Sou a favor de fazer, seja lá o que for, mesmo que eu sofra, pois se não fizer como saberia. Até porque essa dor é uma dor que passa, é uma dor com sabor de luta, de tentativa, e porque não de realização, mesmo na derrota. Pois derrotado é aquele que não briga pelo que quer e essa coragem e determinação ajuda a minimizar essa dor até que ela suma deixando lugar para um novo sonho.

Acho que devemos ir atrás de nossos sonhos, pois quando paramos de sonhar é porque estamos mortos, e pior do que estar morto e estar em coma, como um morto vivo, vendo a vida passar sem conseguir se mexer, sem conseguir melhorar.

Perder uma batalha é aprendizado, mas não tentar lutar pelo que se quer é covardia, é dar por perdido algo que poderia ter sido seu e ter te trazido a felicidade.

Não deixe o tempo passar para perceber, tarde de mais, que deixou de fazer o seu melhor para sua vida, pois isso será o mesmo que não tentar ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário